quinta-feira, 26 de março de 2015

Dores nas articulações? Descubra mais sobre essa doença

Artrose, fibromialgia e artrite reumatoide.
Dores nas articulações : 
Engana-se quem pensa que as dores nas articulações são causadas pelas doenças reumáticas e que aparecem apenas na velhice. Algumas crianças, jovens e adultos também são vítimas do sintoma, popularmente conhecidos como “dores nas juntas”.

“Existem mais de 200 tipos de doenças reumáticas. Algumas são mais frequentes em idosos, pois com a idade certas partes do corpo ficam mais desgastadas resultando, por exemplo, na degeneração da cartilagem das articulações. Já outras, são mais comuns em crianças e adultos”.

Entre as doenças reumáticas mais comuns destacam-se a artrose, fibromialgia e artrite reumatoide.  Essas patologias podem ser causadas por inflamações, infecções ou traumas nas articulações resultando em dores intensas nas regiões afetadas. “A percepção desses sintomas é mais intensa nesta época do ano devido às baixas temperaturas. Com o frio, a musculatura é contraída e a sensibilidade aumentada. Entretanto, isso não quer dizer que houve um aumento na inflamação das articulações”, explica o ortopedista. Para minimizar o incômodo durante o inverno a dica é se agasalhar corretamente e praticar atividade física.

O tratamento das doenças reumáticas é determinado pelo tipo de patologia e grau de intensidade. A prática de atividade física e hábitos alimentares saudáveis são essenciais na prevenção das doenças reumáticas. Exercícios de baixo impacto, como caminhada, natação e musculação, ajudam a fortalecer a musculatura, aliviando o trabalho das articulações.

Saiba mais sobre algumas doenças reumáticas

Osteoartrite ou artrose: é a doença reumática mais comum entre homens e mulheres a partir dos 40 anos. Causada pelo desgaste das articulações devido às condições de trabalho, hábitos de vida, a doença afeta principalmente os dedos das mãos, joelhos e quadris. Outro fator prejudicial é a obesidade. O excesso de peso pode aumentar a pressão sobre as articulações.

Fibromialgia: comum entre jovens e adultos, a doença é caracterizada por dores em todo o corpo por longos períodos e sensibilidade nas articulações, músculos e tendões. Além disso, a fibromialgia também está associada a sintomas como fadiga, sono, dor de cabeça, depressão e ansiedade.

Artrite reumatoide: atinge homens e mulheres de qualquer idade. Trata-se de uma doença autoimune que afeta múltiplas articulações – mãos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos, etc – com dores intensas, além de órgãos internos, como pulmões e coração. O tratamento da artrite reumatoide é feito com medicamentos e fisioterapia.

Fonte: Rio de Saúde
Compartilhe este artigo

0 Comentários :

Postar um comentário