segunda-feira, 1 de junho de 2015

Alimentos que aumentam a imunidade contra doenças de inverno

A imunidade baixa pode estar associada à falta de repouso adequado e à má alimentação. Dormir pelo menos seis horas por dia é de extrema importância, uma vez que a ansiedade e o constante estado de alerta, sem momentos de relaxamento, levam as pessoas a um esgotamento físico maior e a alterações hormonais, que podem influenciar no sistema imunológico
 sistema imunológico : 
Com tantas mudanças climáticas, calor durante o dia, queda brusca da temperatura à noite, sempre há um aumento das queixas de gripes e resfriados. Para impedir esses casos, nosso corpo tem uma barreira chamada imunidade. Mas, se você é sempre alvo de vírus e bactérias, é sinal de que a sua está baixa.

A imunidade baixa pode estar associada à falta de repouso adequado e à má alimentação. Dormir pelo menos seis horas por dia é de extrema importância, uma vez que a ansiedade e o constante estado de alerta, sem momentos de relaxamento, levam as pessoas a um esgotamento físico maior e a alterações hormonais, que podem influenciar no sistema imunológico.

Quanto aos alimentos, eles contribuem de forma significativa para o aumento da proteção do organismo. Confira algumas das dicas que sempre passo para as pessoas que acompanham o meu programa Vida Funcional.

Alimentos que aumentam a imunidade

MEL

• O mel é um forte aliado para fortalecer o sistema imunológico por causa das suas propriedades terapêuticas. Este produto natural e delicioso tem ainda ação antioxidante, bactericida, antisséptica, além de alto valor nutricional.

FRUTAS CÍTRICAS

• As frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são alimentos ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo.

ALIMENTOS RICOS EM ZINCO

• Os alimentos ricos em zinco, como carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha e grão de bico), são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.

ALHO

• O alho, fontes de vitamina C (laranja, limão, acerola, abacaxi), cebola, castanha do Pará, batata yakon e vegetais verde escuros também ajudam a dar um “up” no sistema imunológico.

É importante ter em mente que o consumo desses alimentos precisa ser diversificado e estar de alguma forma inserido no dia a dia para que o efeito seja potencializado.

Andrea é ainda membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Institute for Functional Medicine (EUA), além de ser pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, em Fisioterapia Clínica Funcional e Nutrição Ortomolecular
Andréa Santa Rosa Garcia 
Andréa Santa Rosa Garcia é nutricionista com foco em Nutrição Funcional, que tem como base não apenas a contagem de calorias, mas o que o corpo realmente precisa. Criadora do programa online Vida Funcional (www.vidafuncional.com.br), Andrea é ainda membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Institute for Functional Medicine (EUA), além de ser pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, em Fisioterapia Clínica Funcional e Nutrição Ortomolecular.

Nutricionista de famosas como Juliana Paes, Cléo Pires, Sabrina Sato, Fiorella Mattheis e Angélica, Andrea é casada com o ator Márcio Garcia, com quem tem quatro filhos.








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Fonte : www.bolsademulher.com

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