domingo, 7 de junho de 2015

Dicas de melhor absorção de nutrientes essenciais para a saúde

Nem tudo o que comemos é realmente aproveitado pelo organismo, pois vários fatores influenciam na absorção dos nutrientes, como, por exemplo, o uso de medicamentos, a faixa etária já que pessoas mais velhas tem uma diminuição na retenção dos nutrientes, estado fisiológico pois algumas patologias diminuem nutrientes em grandes quantidades e a flora intestinal uma vez que um intestino equilibrado aproveita melhor os benefícios do que comemos
 nutrientes essenciais para a saúde : 
Você já ouviu falar sobre biodisponibilidade dos alimentos? Já imaginou que nem tudo o que você consome pode ser absorvido ou utilizado pelo organismo? Muitos não sabem, mas a biodisponibilidade dos nutrientes significa a eficiência com que um componente do alimento é utilizado sistematicamente no metabolismo.

Nem tudo o que comemos é realmente aproveitado pelo organismo, pois vários fatores influenciam na absorção dos nutrientes, como, por exemplo, o uso de medicamentos, a faixa etária já que pessoas mais velhas tem uma diminuição na retenção dos nutrientes, estado fisiológico pois algumas patologias diminuem nutrientes em grandes quantidades e a flora intestinal uma vez que um intestino equilibrado aproveita melhor os benefícios do que comemos.

A combinação entre alimentos pode influenciar a absorção de nutrientes essenciais para a saúde. Por isso fique atento a estas dicas valiosas que vão ajudar na melhora da retenção dos nutrientes do que você está ingerindo:

Gema de ovo é um dos alimentos ricos em vitamina D

 1- Existe uma substância que é fundamental no processo de absorção do ferro presente no feijão: a vitamina C, encontrada na laranja, no limão, na acerola e no abacaxi, por exemplo. Então, na refeição que tiver o feijão, que tal ter como sobremesa uma destas frutas? Mas, atenção para o consumo para não ultrapassar a recomendação. Temperar a salada com limão também ajuda bastante!

2- A vitamina D, presente em peixes e gemas de ovo, aumenta a absorção de cálcio da sardinha, vegetais verde escuro e tofu, por exemplo. Para aumentar o aporte de vitamina D, também podemos contar com a ajuda do sol, responsável por ativar a sua síntese. Com isso, garantimos a absorção de cálcio, prevenindo a temida osteoporose.

3- Chás mate e preto contêm substâncias chamadas taninos que prejudicam a absorção de ferro. Por isso, evite ingeri-los próximos das principais refeições, que é onde temos o nosso maior aporte de deste nutriente devido a presença de feijão, carnes e vegetais de folhas escuras.


Nutricionista de famosas como Juliana Paes, Cléo Pires, Sabrina Sato, Fiorella Mattheis e Angélica, Andrea é casada com o ator Márcio Garcia, com quem tem quatro filhos.
Andréa Santa Rosa Garcia : 
Andréa Santa Rosa Garcia é nutricionista com foco em Nutrição Funcional, que tem como base não apenas a contagem de calorias, mas o que o corpo realmente precisa. Criadora do programa online Vida Funcional (www.vidafuncional.com.br), Andrea é ainda membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Institute for Functional Medicine (EUA), além de ser pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, em Fisioterapia Clínica Funcional e Nutrição Ortomolecular.

Nutricionista de famosas como Juliana Paes, Cléo Pires, Sabrina Sato, Fiorella Mattheis e Angélica, Andrea é casada com o ator Márcio Garcia, com quem tem quatro filhos.








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Fonte : www.bolsademulher.com

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