domingo, 7 de junho de 2015

Dicas para reduzir o sódio da dieta

Consumir sódio em exagero é muito ruim para a saúde. Mas, por que faz mal? O consumo em excesso do sal pode levar ao aumento da pressão arterial, risco de doenças renais e cardiovasculares. Pode ainda promover retenção de líquido no corpo, deixando-o inchado, o que dá a sensação de ganho de peso e atrapalhar muito o seu plano alimentar. Então, sempre a recomendação é controlar.
reduzir o sódio : 
Consumir sódio em exagero é muito ruim para a saúde. Mas, por que faz mal? O consumo em excesso do sal pode levar ao aumento da pressão arterial, risco de doenças renais e cardiovasculares. Pode ainda promover retenção de líquido no corpo, deixando-o inchado, o que dá a sensação de ganho de peso e atrapalhar muito o seu plano alimentar. Então, sempre a recomendação é controlar.

Alimentos com sódio

A maior parte do sódio que ingerimos está nos alimentos industrializados (não só na lasanha congelada, mas também em doces, refrigerantes light, caldo de legumes pronto e até naquela barrinha de cereal que parecia inocente...) e nas comidas de restaurantes. Além do consumo em casa, que muitas vezes não tem um controle diário. O ideal é o consumo de apenas uma colher de chá por dia.

Mas, o sódio também é um nutriente naturalmente presente nos alimentos. Porém, é costume adicionar mais no preparo das refeições para ressaltar o sabor, o que pode levar ao consumo exagerado. Pesquisas comprovam que a redução da quantidade de sódio na alimentação pode diminuir significativamente o risco de doenças cardiovasculares.

A redução do consumo de sal é um processo de reeducação do paladar. A região que identifica o sabor do salgado demora, em média, três meses para se adaptar a uma dieta reduzida em sal. Portanto, aos poucos, você conseguirá se acostumar com o sabor real dos alimentos sem a necessidade de salgá-los excessivamente.


Dicas para reduzir o sódio da dieta


Temperos ajudam a reduzir a quantidade de sal necessária no preparo dos alimentos
O pacote de sal acaba rápido na sua casa? Fique atenta! Existem diversas estratégias para a redução deste ingrediente nas refeições, como não adicioná-lo quando a comida já estiver no prato. Essa prática tende ao exagero.

Uma outra dica é abusar das ervas no preparo da refeição. Elas ressaltam o sabor dos alimentos, levando você a adicionar menos sal na preparação. Também recomendo evitar os alimentos industrializados, pois, além da grande quantidade de sódio, eles têm muitos conservantes à base desse ingrediente. Prefira sempre os alimentos naturais.



Nutricionista de famosas como Juliana Paes, Cléo Pires, Sabrina Sato, Fiorella Mattheis e Angélica, Andrea é casada com o ator Márcio Garcia, com quem tem quatro filhos.
Andréa Santa Rosa Garcia : 
Andréa Santa Rosa Garcia é nutricionista com foco em Nutrição Funcional, que tem como base não apenas a contagem de calorias, mas o que o corpo realmente precisa. Criadora do programa online Vida Funcional (www.vidafuncional.com.br), Andrea é ainda membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Institute for Functional Medicine (EUA), além de ser pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional, em Fisioterapia Clínica Funcional e Nutrição Ortomolecular.

Nutricionista de famosas como Juliana Paes, Cléo Pires, Sabrina Sato, Fiorella Mattheis e Angélica, Andrea é casada com o ator Márcio Garcia, com quem tem quatro filhos.








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Fonte : www.bolsademulher.com

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